Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - Curitiba - PR - Brasil
41-33513000

Memorial Rosacruz

  • Memorial Rosacruz

Local inspirador e um convite à meditação, o Memorial Rosacruz foi inaugurado em 14 de fevereiro de 1987. A data foi especialmente escolhida, pois nesse dia seria comemorado o 83º aniversário do ex-Imperator, frater Ralph M. Lewis, que havia passado pela transição em 12 de janeiro do mesmo ano. O espaço foi inaugurado pelo Grande Mestre, frater Charles Vega Parucker, na companhia do Grande Secretário, frater Ruben A. Cons, e do Grande Tesoureiro, frater João Mansur Júnior, e contou com a presença de inúmeros fratres e sorores que atenderam ao convite para acompanhar a cerimônia.

Concebido para ser um espaço dedicado à harmonização com as Hostes Cósmicas, a inauguração foi realizada em dois momentos: primeiro na parte superior da construção, no ápice da pirâmide disposta na parte central do Memorial. No discurso apresentado, o frater Charles expôs o objetivo e o significado do Memorial para os Rosacruzes: Aqui estamos prestando nossa homenagem de respeito aos inúmeros trabalhadores do misticismo, das ciências e das artes, que trouxeram, de alguma forma, colaborações significativas para que a vida de cada um fosse harmoniosa. A construção deste Memorial foi inspirada no Akhenaton’s Shrine, do Parque Rosacruz de San José, Califórnia, erguido em homenagem aos Rosacruzes que, em caravana mundial, dirigiram-se ao Egito em 1929 em busca de mais luz. Hoje é depositário das cinzas dos principais oficiais do atual ciclo da AMORC, destacando-se sob a pirâmide central as cinzas de H. Spencer Lewis, e sob o futuro obelisco a ser erguido próximo a ela, as cinzas de Ralph M. Lewis (…). Nosso memorial se constitui numa réplica daquele relicário.

Na parte inferior do Memorial foi construída uma câmara como continuidade do topo da pirâmide da parte superior, dedicada à civilização egípcia, já que é no Egito Antigo que estão as raízes mais profundas da AMORC. O formato piramidal quadrangular seguiu as dimensões da Grande Pirâmide de Gizé, tendo uma das faces voltada para o norte magnético. O local foi totalmente decorado com cenas de tumbas egípcias que revelam aspectos da vida cotidiana e religiosa dos antigos egípcios. Infelizmente, em 2011, a câmara precisou ser fechada, pois problemas de infiltração atrapalhavam o pleno funcionamento do ambiente.

O arquiteto responsável foi o frater Mauro César Pereira e a decoração da câmara inferior foi realizada pelo artista plástico Eduardo D’Ávila Vilela.

Na câmara egípcia, o frater Charles Parucker dirigiu-se aos rosacruzes presentes explicando a importância do local: Aqui, cada Rosacruz virá como se estivesse na Câmara de Iniciação, solicitará mentalmente que as forças do Cósmico estejam sempre ao seu dispor.

Em 2017 a Grande Loja iniciou a revitalização do Memorial Rosacruz, finalizada em janeiro de 2019. A pirâmide foi valorizada, refeita e revestida de vidro. Os elementos hieroglíficos originais foram pintados de acordo com as cores utilizadas no Egito Antigo. O interior do Memorial também foi decorado, inspirado nos templos egípcios e complementado com os nomes dos faraós da família de Tothmés III e Akhenaton.

O Memorial e a superestrutura continuam recebendo a visita de inúmeras pessoas que vêm contemplar a bela construção.

Acesse e conheça mais!