Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - Curitiba - PR - Brasil
41-33513000

Morada do Silêncio

  • Morada do Silêncio - Chaminé da Serra

A Morada do Silêncio iniciou sua história 8 anos antes de sua inauguração, pois, em 1987, com a visita do ex-imperator, foi lançada a pedra fundamental simbólica de sua construção em Curitiba. Ainda no mesmo, ano a Grande Loja de Língua Portuguesa iniciou uma campanha junto aos estudantes rosacruzes para a arrecadação de fundos para a construção.

No início, a Morada do Silêncio seria construída em um terreno atrás da Grande Loja, porém, problemas de liberação junto à prefeitura em relação aos limites do terreno e projeto de arruamento impossibilitaram esta intenção. Em 1991 a Grande Loja comunicou aos membros de que um novo terreno estava sendo estudado para a construção do local dedicado às inspirações mais sublimes.

No final de 1993 foi dado entrada na prefeitura de Quatro Barras, cidade da região Metropolitana de Curitiba, no projeto da Morada do Silêncio, elaborado pelo Frater e arquiteto Mauro Cesar Pereira. Nesse período os membros foram notificados de que a Morada do Silêncio seria construída junto à natureza, na Serra do Mar Paranaense, em meio à Mata Atlântica, em área de preservação ambiental, a 40 km de Curitiba. A construção teria quatro blocos, com 48 apartamentos, com Templo para 100 pessoas, sala de conferência, cozinha, refeitório, casa dos administradores e instalações auxiliares.

Até a data de inauguração a Grande Loja foi em cada revista AMORC-GLP informando os estudantes rosacruzes dos avanços, sempre com fotos da construção. Na Convenção Nacional Rosacruz de 1994, no Teatro Guaíra, a GLP fez uma exposição das fotos do que tinha sido feito, além das plantas do local. Na ocasião, o Imperator, frater Christian Bernard, foi visitar, na companhia do Grande Mestre, a área de construção, onde as fundações estavam sendo realizadas.

O processo de construção trouxe inúmeros desafios, como o tempo chuvoso que atrasou a conclusão de alguns estágios iniciais, a necessidade de abrir estradas para que os caminhões pudessem chegar até o local… mas, com o forte propósito de disponibilizar aos rosacruzes um local de harmonização e elevação espiritual, todas as dificuldades foram vencidas e, no início do segundo semestre de 1995, os rosacruzes foram convidados a participar da cerimônia de inauguração. No convite era explicado que a AMORC-GLP disponibilizaria ônibus saindo de sua sede em Curitiba a partir das 13h e de que haveria dois momentos: a Consagração do Templo pelo Imperator e, depois, a inauguração do local propriamente dita.

Assim, em 4 de novembro de 1995, às 14h, abriram-se as portas do Templo Rosacruz na Morada do Silêncio para a sua consagração. Desse momento participaram os rosacruzes que haviam realizado sua inscrição antecipada, de acordo com a capacidade do local. E às 16h, o frater Charles Vega Parucker e o frater Christian Bernard, no hall do prédio administrativo da Morada, a inauguraram.

A Morada do Silêncio Chaminé da Serra, assim batizada por conta de uma antiga chaminé que existe na propriedade e fez com que o local fosse conhecido desse modo na região, foi no momento de sua inauguração dedicada aos mais importantes trabalhos altruísticos e místicos dos rosacruzes. Além da sua finalidade, os cerca de 1.500 estudantes rosacruzes que contribuíram para sua efetivação foram lembrados.

A Morada do Silêncio recebeu os seus primeiros participantes, chamados moradeiros, em 31 de março de 1996 para a primeira Semana de Recolhimento Interior. Além de toda a estrutura erigida, a Morada dispõe de extensas áreas verdes e recantos adequados para a prática da meditação, da reflexão e da contemplação.

Acesse e conheça mais!