Soror Maria A. Moura, nossa primeira Grande Mestre, foi o esteio por meio do qual a Grande Loja se estruturou e floresceu, durante os 16 anos em que ela serviu nesta função. Soror Maria dedicou-se imensamente às traduções das monografias, escreveu muitos artigos para as publicações daquela época. Sob a sua gestão foram erguidos os primeiros quatros importantes Edifícios que compõem o conjunto arquitetônico Rosacruz, que vemos nesta projeção.
Infatigável, dinâmica e fraterna foi esta mulher que tantos Rosacruzes aprenderam a amar e admirar. Sua labuta permanente garantiu a estabilidade e a eficiência da Grande Loja do Brasil-AMORC, como era denominada naquela época e que com o tempo só se ampliaram. Soror Maria aposentou-se em 31 de janeiro de 1982, passando pela grande Iniciação em 04 de abril de 2001.
Soror Maria Moura, nossa amiga, irmã e guia, está, certamente, em comunhão com sua família Rosacruz do Brasil e de língua portuguesa, como um farol a iluminar nossos corações. Ela simboliza uma eterna Rosa no Jardim de nossas almas.