Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - Curitiba - PR - Brasil
41-33513000

Frater Christian Bernard

Frater Christian Bernard nasceu no dia 30 de novembro de 1951 em Bourg-d’Oisans, departamento de Isère, na França. Foi nessa vila alpina que passou sua infância. Em 1956, seus pais foram convidados a servir à Ordem. Mudaram-se então Villeneuve Saint-George, onde estava situada a sede da Jurisdição de Língua Francesa. O jovem Christian lá permaneceu até 1973, quando a Grande Loja Francesa foi transferida para a Normandia.

Criado sob a égide da AMORC, Christian Bernard esteve permanentemente em contato com membros e participou de muitas convenções, viajando com seus pais. Passava férias em San Jose, na casa do então Imperator, Ralph M. Lewis. Apesar de ser muito jovem, Frater Lewis ficou impressionado com sua natureza séria, profunda e reflexiva, além de seu pensamento maduro. Sua devoção à AMORC estava se tornando evidente.

Enquanto Membro da Ordem Juvenil dos Portadores do Archote, Frater Christian ansiava por tornar-se estudante dos ensinamentos rosacruzes. Por isso escreveu ao Imperator solicitando permissão especial para se tornar Membro da AMORC aos 15 anos. O Imperator concedeu a per­mis­são solicitada e, com o seu progresso nos estudos rosacruzes, frater Lewis pediu que ele fosse treinado e familiarizado com as várias funções da Grande Loja da França.

Em 1970, tendo adquirido suficiente conhecimento dos ensinamentos, Frater Bernard começou a trabalhar oficialmente para a AMORC. No dia 18 de maio de 1972, por voto unânime da Junta de Diretores, o Imperator Lewis nomeou Christian Bernard Secretário da Ordem Rosacruz – AMORC, para os países de Língua Francesa. Christian Bernard passou a fazer muitos aprimoramentos em sua jurisdição e a expandir o quadro de membros de língua francesa.

Em 1977 organizou a Convenção Mundial em Paris. Durante essa Convenção, na presença de 8.000 rosacruzes do mundo inteiro, de Oficiais da Suprema Grande Loja e de Grandes Mestres de todas as jurisdições, o Imperator instalou Christian Bernard como Grande Mestre da AMORC para os países de língua francesa. Durante dez anos ele presidiu muitas convenções rosacruzes, viajou por todo o mundo a serviço da Ordem, promoveu a criação de centros culturais e apoiou a bem-sucedida implantação de uma estação de rádio particular patrocinada pelos membros de língua francesa, cuja finalidade era de promover novas expressões de filosofia, arte, misticismo e ciência. Em 1986, foi designado pelo Imperator Lewis para o cargo de Supremo Legado e foi convidado, na qualidade de consultor, para comparecer às reuniões da Suprema Grande Loja.

No dia 7 de agosto de 1990, no Templo Supremo de nossa Ordem, em San Jose, o frater Christian Bernard foi instalado ritualisticamente como Imperator da AMORC, em bela e significativa cerimônia oficiada pelo frater Irving Söderlund, Grande Mestre dos países nórdicos.

Biografia - Frater Christian Bernard - Imperator Emérito

Conheça mais!